Fissura (rachadura) plantar

Fissura, ragádio, cissura ou greta, podem ser definidos como pequena fenda ou racha na pele calosa das mãos ou dos pés causadas pela perda linear da epiderme e derme, no caso em áreas de pregas ou dobras da pele. São lesões elementares e fazem parte do grupo das "Perdas Teciduais"
São provenientes da eliminação ou destruição dos tecidos cutâneos causados basicamente pela perda da elasticidade da pele.
Quando a epiderme é agredida por fatores externos (atritos com calçados) ou falta de hidratação, a mesma tem uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose ), que surge como defesa das camadas mais profundas, formando-se assim, calos ou hiperqueratose ( com ou sem fissuras ).
As fissuras calcâneas podem variar em espessura; algumas lesam a pele apenas superficialmente e outras podem até atingir tecidos profundos com sangramento devido ao espessamento e endurecimento da camada externa da pele (hiperqueratose ) onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. As vezes atinge os nervos, presentes na derme (segunda camada da pele) causando sangramento e a dor como se cortasse a pele com navalha.
Os pés são partes do corpo que têm suas camadas de peles com maior resistência do que em outras partes, e são mais grossas devido ao peso do corpo que recai sobre os mesmos. Os pés sustentam o corpo de maneira que podem sofrer inúmeras patologias (doenças) que devem ser tratadas com especialistas (médicos e podólogos). O aparecimento de rachaduras ocorre por varias causas:
• Defeitos ortopédicos,
• Idade (Responsável natural pelo surgimento e aumento do número de dobras na pele.)
• Hábitos Alimentares: (Por exemplo, o ácido úrico quando não é eliminado pelo organismo, ataca as articulações das mãos e dos pés, provocando também lesões cutâneas que podem ser confundidas com micoses e pé de atleta. De acordo com sua taxa, o paciente deve evitar, reduzir ou mesmo eliminar o consumo de carnes gordas, defumadas ou de animais em crescimento, sardinhas, crustáceos, vísceras de boi, miolo, miúdos de frango, vagens, lentilhas, grão-de-bico, espinafre e cerveja. Para ajudar a eliminar o ácido úrico: Queijo, leite e ovos.)
• Hereditariedade,
• Alterações climáticas,
• Conseqüência de psoríase,
• Diabetes,
• Doenças vasculares,
• Micoses,
• Agressões químicas, (Intensificam o ressecamento da pele, agridem e contaminam os ferimentos.)
• Andar descalço e uso de calçados abertos nos calcanhares (sandálias)
• Uso de meias e sapatos inadequados ( Meias de material sintéticos facilitam a proliferação de fungos, bactérias e sapatos apertados, folgados demais ou desprovidos de palmilhas podem ocasionar o surgimento de bolhas , esfolamento e calosidades)
• Quantidade de água ingerida : (É indicado um mínimo de 5% em litros, do peso corporal)
• Uso de medicamentos (Podem afetar diretamente a elasticidade da pele.)
• Obesidade,
• Problemas hormonais

Todos estes fatores podem ser apontados como determinantes para o surgimento, persistência ou agravamento do quadro clínico de pacientes portadores de fissuras nos pés.
O problema de rachaduras no calcanhar não está ligado especificamente ao verão, embora, nessa época do ano, as pessoas usem mais sandálias e acabem, engrossando essa pele que, na verdade, tem um mecanismo protetor e quanto mais ele for atritado, mais tende a espessar, tornando-se grosso e até com rachaduras.

É importante observar se o problema não está associado a uma micose. Isso porque, no verão, freqüentemente, os pés são atingidos por fungos que são muito bem adaptados a esse local. E esse diagnóstico deverá der feito pelo médico.

Vale alertar que quando existe micose no calcanhar, esse apresenta descamação, fica muito mais grosso e com rachaduras. Essa micose deverá ser tratada pelo médico tendendo a melhorar o aspecto do calcanhar, diminuindo o espessamento e tornando-o mais fino, com aparência mais suave.



Confira Também:

Calos e calosidades
Onicoórtese -Órtese para correção da curvatura da unha
Onicocriptose - Unha encravada
Podologia especializada em pé diabético
Onicomicose - micose na unha
Copyright © Podologia Jundiaí - 2010 - 2014 - Todos os direitos reservados.
Avenida Olivio Boa n. 142 - Parque da Represa - 13214-550 - Jundiaí - SP - (11) 3446.4041
Validado em  XHTML  e  CSS